sábado, 15 de fevereiro de 2014
Computadores podem ser infectados por vírus que se propaga pelo ar!
Quem lembra quando sua avó dizia que o computador ficou doente porque pegou um virus, pelo ar? Talvez ela esteja começando a estar certa.
Um hacker canadense, Dragos Ruiu, conseguiu ter seu Mac infectado por um vírus diferente. Detalhe importante: Dragos tinha acabado de reinstalar o sistema e estava desconectado da internet. Então de onde será que esse vírus apareceu? Do vento?
Isso mesmo! Do vento! O instituto alemão Fraunhofer, conseguiu provar que é sim possível infectar um computador pelo ar. O vírus que os pesquisadores desenvolveram em laboratório um vírus que se propaga pelo vento. Este vírus utiliza ondas de alta frequência, inaudíveis para os humanos, para serem captadas por microfones e alto-falantes normalmente presentes em notebooks.
Para ser infectado, basta estar próximo de um outro computador infectado. Assim o vírus se espalha rapidamente.
Até o caso de Dragos, o vírus só existia em laboratório. O real ninguém sabe dizer de onde veio e muito menos existe um antivírus para contê-lo.
Então pessoal, cuidado por onde andam. Computadores agora podem contrair vírus pelo ar, assim como nós!
Fonte: Revista Super Interessante, ed 329 - fevereiro de 2014. Matéria: Vírus de computador que se espalha pelo ar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parece absurdo quando começamos a ler a matéria mas ao final concluimos que isso é totalmente possível. Além dos computadores os aparelhos celulares também podem sofrer o mesmo tipo de ataque. Como foi citado no post do colega Leandro do S.I Liga na TIC, falando sobre o NearBytes. Como tudo na área de TI tem seu lado negativo e positivo, o Leandro se concentrou em mostrar a proposta comercial do assunto.
ResponderExcluirPost relacionado: http://siliguenatic-ufs.blogspot.com.br/2014/02/a-tecnologia-permite-troca-de_12.html