Geralmente, ao falarmos em implantar
ou melhorar um projeto de TIC, pensamos logo nos equipamentos
e softwares necessários a essa implantação, e esquecemos um item fundamental
nesse processo: as pessoas. São elas que irão tomar decisões, autorizar a
compra ou atualização de equipamentos e, por fim, operar o sistema e fazer com
que o seu projeto de TIC deixe de ser apenas um projeto e passe a funcionar de
fato.
A maioria de nós é resistente a mudanças
e tem medo do desconhecido. E isso não é diferente na área de TIC. Por isso, devemos
buscar conhecer bem a cultura da organização e aprender a lidar com a atitude dos
gestores e colaboradores da organização. Conhecendo as vantagens da implantação
de um projeto de TIC, as pessoas estarão muito mais propensas a apoiar e tomar
parte no projeto. Algumas atitudes que poderão nos auxiliar no processo de convencimento
das pessoas são:
- Exposição clara dos objetivos e das mudanças necessárias
- Exposição das vantagens que a organização terá ao final da implantação do projeto
- Definição de metas e prazos realistas
Devemos lembrar também que as novas
tecnologias que serão implantadas ou as mudanças nos métodos e processos de
trabalho gerarão demanda na capacitação dos colaboradores. Essa capacitação,
por sua vez, gerará custos de tempo e/ou financeiros que não podemos desconsiderar
em nosso projeto de TIC.
Nas próximas postagens, tentarei trazer informações, métodos e tecnologias que poderão nos auxiliar nessa parte do projeto.
Referência: http://www.sebrae.com.br/setor/comercio-varejista/gestao-do-varejo/pessoas/a-importancia-de-capacitar-e-desenvolver-competencia/BIA_120000739
Referência: http://www.sebrae.com.br/setor/comercio-varejista/gestao-do-varejo/pessoas/a-importancia-de-capacitar-e-desenvolver-competencia/BIA_120000739
Não adianta nada pensar no melhor projeto de TIC, que funciona perfeitamente na condição ideal, onde todos estão trabalhando em conjunto para realizar, onde não há resistência alguma às mudanças trazidas por ele. É muito importante entender a organização, seus costumes, sua política, para que seja adotado o projeto que mais se encaixa a realidade da empresa, pois um cada empresa é única, mesmo empresas que atuam na mesma área.
ResponderExcluirO pior é a resistencia imposta, já que geralmente não é passado o motivo real no qual o programa está sendo implantado, apenas os gestores são informados, a partir dai quem realmente vai usar fica dando de cara diretamente com o sistemas, na qual ele não conhece nada, e está sendo imposto a ele.
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