segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pessoas X PETIC


      Geralmente, ao falarmos em implantar ou melhorar um projeto de TIC, pensamos logo nos equipamentos e softwares necessários a essa implantação, e esquecemos um item fundamental nesse processo: as pessoas. São elas que irão tomar decisões, autorizar a compra ou atualização de equipamentos e, por fim, operar o sistema e fazer com que o seu projeto de TIC deixe de ser apenas um projeto e passe a funcionar de fato.
      A maioria de nós é resistente a mudanças e tem medo do desconhecido. E isso não é diferente na área de TIC. Por isso, devemos buscar conhecer bem a cultura da organização e aprender a lidar com a atitude dos gestores e colaboradores da organização. Conhecendo as vantagens da implantação de um projeto de TIC, as pessoas estarão muito mais propensas a apoiar e tomar parte no projeto. Algumas atitudes que poderão nos auxiliar no processo de convencimento das pessoas são:
  • Exposição clara dos objetivos e das mudanças necessárias
  • Exposição das vantagens que a organização terá ao final da implantação do projeto
  • Definição de metas e prazos realistas
     Devemos lembrar também que as novas tecnologias que serão implantadas ou as mudanças nos métodos e processos de trabalho gerarão demanda na capacitação dos colaboradores. Essa capacitação, por sua vez, gerará custos de tempo e/ou financeiros que não podemos desconsiderar em nosso projeto de TIC.
      Nas próximas postagens, tentarei trazer informações, métodos e tecnologias que poderão nos auxiliar nessa parte do projeto.

Referência: http://www.sebrae.com.br/setor/comercio-varejista/gestao-do-varejo/pessoas/a-importancia-de-capacitar-e-desenvolver-competencia/BIA_120000739

2 comentários:

  1. Não adianta nada pensar no melhor projeto de TIC, que funciona perfeitamente na condição ideal, onde todos estão trabalhando em conjunto para realizar, onde não há resistência alguma às mudanças trazidas por ele. É muito importante entender a organização, seus costumes, sua política, para que seja adotado o projeto que mais se encaixa a realidade da empresa, pois um cada empresa é única, mesmo empresas que atuam na mesma área.

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  2. O pior é a resistencia imposta, já que geralmente não é passado o motivo real no qual o programa está sendo implantado, apenas os gestores são informados, a partir dai quem realmente vai usar fica dando de cara diretamente com o sistemas, na qual ele não conhece nada, e está sendo imposto a ele.

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