sábado, 16 de novembro de 2013

Access 2013 - Grande ferramenta para iniciantes e Organizações em bancos de dados.



       Para muitas pessoas que trabalham em ambientes corporativos, quase sempre, dependem de um sistema de armazenamento de dados, onde podem obter informações que lhe possibilitam a melhor execução da sua atividade ou até mesmo toda a sua atividade.
 
        Estes sistemas são muito úteis para diversas profissões, o fato é que geralmente eles são obtidos já prontos por empresas especialidas em sistemas, onde é necessário dispor de recursos financeiros altos e tempo, para adiquirir seus serviços.

       Mas e no caso de uma pequena empresa? Ou gerenciamento de um conjunto pequeno de informações ?  Ninguem gostaria de gastar (ou não deveria) na criação de sistemas deste porte.


       Para isto a microsoft, a muito tempo, dispõem do aplicativo  Access que pertence ao pacote Microsoft Office. Podemos criar pequenos sistemas (ou até mesmo grandes sistemas) locais ou web, e o melhor qualquer um que possua um conhecimento básico de dados pode desenvolver o seu sistema.



       O access nada mais é que um "criador" de banco de dados, onde podemos criar interfaces gráficas que podem interagir com o usuário e os dados em tempo de execução. Seus projetos consistem numa interação entre quatro objetos: tabelas, consultas, formulários, relatórios e macros. As tabelas são estruturas onde são gradados os dados  e possuem a forma de uma tabela comum como a do excel(espero que entendam). Podemos simplismente adicionar os dados que queros gerenciar e então apartir dai criar as possiveis consultas desses dados, os relató

rios, e criar os formulários que serão a forma amigavel de comunicação entre sistema e usuário.

     Mas claro que para o computador fazer cada uma desta funções é necessário que o computador receba estas instruções, fazer sistemas em algum compilador necessita que o usuário conheça a sua linguagem. O access possui duas linguagens que são ultilizadas paralelamente: Visual Basic(SGBD) e SQL Server (Banco de dados). Mas calma, não é preciso que você saiba implementar códigos destas linguagens, o Access possui um objeto chamado macro, que contém dezenas de funções pré-definidas no qual você pode ultilizar de forma eficas e de fácil compreenção. Depois,quem sabe , você tenha vontade de fazer  as suas própias funções em código.


     Outra função legal é o fato de podermos dividir e vincular as tabelas do banco de dados para outras pessoas que possuem o seu projeto. Um exemplo é quando temos um grupo de usuários que usam vários PCs ao mesmo tempo. O Access  pode dividir o projeto de banco de dados em duas partes: Front-end (formulários ,consultas , relatórios, macros) e Back- end (Tabelas). O Back-end ficaria em um computador que seria denominado servidor, enquato que todos recebem a versão Front - end, que estará vinculada ao Back - end. Pronto temos um aqui um exemplo de sistema local de dados onde podemos compartilha-los de forma rápida e integra. Ainda é possivel criar um compartilhamento de dados pela web, publicando o projeto em listas do Share Point, que podem ser acessadas em qualquer navegador de internet.

     O Access é uma boa opção para iniciantes em bancos de dados e até mesmo para organizações que desejam automatizar os seus processos de trabalho. A Microsoft  dispõe de vários artigos que instruem ao usuário como criar projetos do access desde a sua idealização até a sua publicação. Muito bem agora não resta mais nada senão impenhar-se em conhecer e ultilizar os seus benefícios. Aproveitem!

   

2 comentários:

  1. Alem de usar recursos do VBA (Visual Basic Application), que [e uma implementação do Visual Basic da Microsot incorporado as aplicações do Microsoft Office, e o uso de SQL (Structured Query Language – Linguagem de Consulta Estruturada), o Access (apesar das limitações) pode ser usado como banco de dados por algumas linguagens de programação como Java, Delphi, PHP, C#

    ResponderExcluir
  2. Não sabia disso... vou até pesquisar mais sobre isso. Obrigado Adriano.

    ResponderExcluir